21 de setembro: o Dia da Árvore.

ipe amarelo

“Se eu soubesse que o mundo acabaria amanhã, hoje plantaria uma árvore.” – Martinho Lutero.

No Brasil, o Dia da Árvore é comemorado no dia 21 de setembro, formalizado há mais de 30 anos. A data, em parte, é baseada na chegada da Primavera, no dia 23. Neste dia, é comum vermos ações que enalteçam a beleza e a utilidade das árvores. E fica cada vez mais comum realizar-se ações que, além das propriedades da planta, deixem claro a importância de conscientização e educação ambiental.

Distribuição de mudas, palestras e teatros sobre o tema são ações comuns pelo Brasil todo. O importante é levar a informação ao máximo de pessoas possível. Não que é o Dia da Árvore, mas o que isso representa para o nosso planeta, como afeta a nossa qualidade de vida, o que podemos fazer para melhorar ecologicamente, enfim, conscientizar e mobilizar a população.

Afinal, o Dia da Árvore é um dia simbólico. Se você plantar uma árvore por ano, só neste dia, o impacto positivo na natureza será imperceptível. O Dia da Árvore serve como um alerta para a grande massa, como um gancho para apresentar ao público o que podemos fazer de bom para melhorar a nossa qualidade de vida e a condição ambiental do planeta. É importante que as ações sirvam de manutenção ou começo para outras grandes manifestações e mudanças.

Bacana seria se comemorássemos o Dia da Árvore todos os dias, mesmo sem perceber…

Veja também: